terça-feira, 16 de outubro de 2012

OKTOBERFEST - Parte 2

Domingo, 23 de setembro de 2012



Mais uma vez aproveitei a manhã de Munique para uma programação alternativa. E a decisão caiu sobre a possibilidade de visitar Dachau, o primeiro campo de concentração criado por Hitler. Antiga fábrica de munições durante a Primeira Guerra Mundial o local estava abandonado até que Hitler resolveu aproveitar o local para isolar os seus inimigos políticos quando subiu ao poder. Depois o local começou a receber as Testemunhas de Jeová, homossexuais, ciganos, estrangeiros que viviam na Alemanha, presos políticos, judeus e até padres. Dachau era um campo de trabalhos forçados e não foi campo de extermínio como tantos outros, mas serviu de modelo para a criação dos demais. Visitei o local com respeitoso silêncio como cabia e como tantos se comportam nesta visita.
No período da tarde lá fui eu para o Parque da Oktoberfest. Diferente do dia anterior, consequi entrar no pavilhão de várias cervejarias. O que acontece lá dentro é de uma alegria imensa e contagiante. O caneco de chopp de 1 litro estava sendo vendido a 9,35 euros - algo como R$ 26,18. Considerando que em 2009 o mesmo caneco era vendido por 8 euros fica a constatação que também lá existe uma inflação ou valorização do produto....
No final da tarde tomei o rumo de Salzburgo, na Áustria, mas perto da fronteira com a Alemanha. Eu terminava minha agenda alemã e ia começar a viagem propriamente dita. O bico do meu carro já estava apontado para a antiga Iugoslávia. Eram os mistérios dos balcâs, da Dalmácia e da Istria que eu queria desvendar. Vamos lá.


Nenhum comentário: