domingo, 21 de outubro de 2012

DA CROÁCIA PARA ESLOVÊNIA

Quinta-feira, 4 de outubro de 2012.

 
Pela manhã dei um giro final por Zadar para me despedir da cidade antiga. Na verdade eu começava a deixar a antiga Iugoslávia e tomava o rumo de Paris, de onde eu voltaria para o Brasil. No desenho que eu tinha feito do percurso da viagem tinha uma passagem por Portoroz e Ljubljana, duas cidades da Eslovênia que eu conhecera em 2005 e tinham me deixado muito impressionado. Também queria conhecer a Istria, uma das regiões da Croácia que fica justamente próximo a Eslovênia. Fiz algumas simulações com Dona Maria ( meu GPS) e tomei o rumo de Rijeka, ainda na Croácia. De lá segui para Pula, cidade croata que tem um belíssimo coliseu (foto). Além do de Roma eu ja conhecera o de El Djem, na Tunísia, mas sempre impressiona ver estes anfiteatros romanos usados para a luta entre gladiadores e leões. Terminada a visita à Pula fui em direção à Eslovênia. Com isto ficaria definitivamente na União Européia e com sua moeda, o euro. Atravessei a fronteira já ao final da tarde e logo chegava a Portoroz. A cidade mudou muito de 2005 para cá, tornando-se uma belíssima cidade turística com muitos hotéis e dois grandes cassinos. Em busca de um hotel acabei encontrando um escritório de turismo que me indicou um agradável hotel três estrelas por 41 euros. E foi lé que me hospedei. A moça do hotel, chamada Francesca - ou Franca - me sugeriu uma visita ao bingo do cassino que tinha um prêmio de 10 mil euros acumulado. E cada cartela custava apenas 5 euros. Saí para jantar, mas abri mão do cassino. Como o litoral da Eslovênia é quase uma continuação do litoral da Itália muitos lugares tem, além do seu nome em esloveno, um nome em italiano. E descobri que com Franca também acontecia a mesma coisa: ela também usava o nome de Francesca, um nome italiano.

Nenhum comentário: