domingo, 21 de outubro de 2012

O ARQUIPÉLAGO DE ZADAR

Quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Depois de um dia encantador no Parque Nacional de Krka acabei chegando a Zadar pelas 16 horas e comecei a tarefa habitual que acontecia cada vez que eu mudava de cidade: a busca por um hotel, albergue, hostel ou quarto, de preferência não muito caro. Na entrada da cidade vi algumas indicações e segui as placas. Mas acabei chegando na cidade antiga, situada numa península e com pouco trânsito de carros. Ao chegar no porto parei o carro e fui me informar sobre os passeios de barco - este era meu objetivo. Daí fui abordado por um senhor que me mostrou as fotos da Pansion Maria, que dizia ser de seu filho e que ficava bem perto e tinha café da manhã e estacionamento por 45 euros. Não aceitei na hora e fui em busca de algo mais interessante. Como não encontrasse retornei a aceitei a proposta do senhor. Ele embarcou no meu carro e fomos até o local indicado. No caminho passei por muitos "quartos" e pequenos hotéis que eu não descobrira. Agora era tarde. Fechei por uma noite e depois voltei ao porto para contratar o passeio do dia seguinte. Preocupado em estar no porto às 8 horas, quando sairia o barco, tive uma noite intranquila, acordando por diversas vezes. De manhã estava a postos para o passeio. O barco zarpou com umas 30 pessoas, mas ainda recebeu mais turistas em duas outras paradas. O passeio é lindo, percorrendo muitas das 300 ilhas do arquipélago de Zadar e, inclusive, passando por um estreito de menos de 10 metros entre duas ilhas. Ao meio dia chegamos a uma ilha onde se situa o Parque Nacional de Kornati, onde desembarcamos e permanecemos por duas horas, quase todos relaxando nas praias de um encantador lago salgado. No retorno foi servido o almoço e depois fomos em direção e outra ilha com poucos habitantes, muita calma e muita tranquilidade. O retorno se deu no fim da tarde. Quase cem turistas desembarcaram nas duas outras paradas e somente eu e mais duas ou três pessoas deixamos o barco no ponto final. Eram 18 horas. Ainda tive que retornar a pé até a Pansion Maria. Lá chegando comuniquei que permaneceria  mais uma noite. Cansado, não teria condições de seguir viagem, principalmente diante do adiantado da hora. A Croácia continuava me surpreendendo. Não só pelas belezas naturais, mas pela organização do turismo e o aproveitamento de suas riquezas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

Anônimo disse...

É oneroso para encontrar pessoas educadas sobre este tema, no entanto, você parece que você percebe que você está falando! Graças