sábado, 20 de outubro de 2012

DEPOIS DE DUBROVNIK

Segunda-feira, 1º de outubro de 2012

 
 
Sai de meu apartamento localizado uns 10km ao norte de Dubrovnik, passei pela cidade medieval sem cruzar por ela, mas admirando seus contornos do alto da auto-estrada. Fiz algumas fotos e vi o outro lado de Dubrovnik, pois o destino turístico se concentra na cidade antiga. A paisagem é extasiante (foto).
 
 Meu rumo era Split, cidade localizada na região central da Dalmácia e que tem seu ponto alto no grande palácio do Imperador Diocleciano. Troquei a auto-estrada pela que fica às margens do Adriático. Em determinado momento uma surpresa: um pequeno trecho do caminho deixa de ser Croácia e se torna Bósnia. E tem todo aquele procedimento de fronteira. Uma certa demora, documentos do carro, carimbos no passaporte e uns 40 km depois, novamente a divisa da Bósnia com a Croácia e todo aquela burocracia novamente. O pequeno litoral Bósnio é extamente igual ao da Croacia, até porque geograficamente, trata-se do mesmo. Chegando a Split comecei a procurar um lugar para ficar. Minha idéia era algo perto do mar como tinham sido ´meus últimos quatro dias (dois em Bar e dois em Dubrovnik). Mas Split é um grande porto. De lá a Croácia exporta e recebe seus produtos e também de lá saem os ferry-boats que ligam a Dalmácia aos portos de Pescara e Ancona na Itália. Achei um  escritório de turismo, mas que estava desativado. Encontrei outro, mas o funcionário tinha dado "uma saidinha". Aguardei mais de meia hora e uma fina chuva começou a cair. Quando o rapaz da agência voltou, uma decepção: não havia hostel, albergue ou quartos. Apenas hotéis que tinham preços um pouco elevados para quem viaja sozinho e não tem como dividir este custo. Daí ele me orientou que o ideal seria Sibenik ou Zadar. Simulei os trajetos junto com "Dona Maria" (era como eu chamava meu GPS, pois ele era narrado por uma voz feminina com portugês de Portugal) e me decidi por Sibenik. Dentro da minha organização da viagem não queria chegar em nenhum lugar depois de anoitecer e tomei a auto-estrada para encurtar o tempo. E lá fui eu, mais uma vez, rumo ao desconhecido....

Nenhum comentário: